Header Ads

ad

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 600 alunos na Paraíba


Evento realizado nessa terça-feira (4), em João Pessoa, contou com a presença da ministra Tereza Campello
Fotos: Gilmar Felix/MDS
Foto da ministra na formatura de alunos do Pronatec. Clique na Imagem para Ampliar
Tereza Campello: Oferecemos "cursos da melhor qualidade, certificados pelo Sistema S e por institutos federais e estaduais"
Foto de Edvaldo, formando do Pronatec. Clique na Imagem para Ampliar
Com o Pronatec, Edvaldo melhorou sua "vida financeira, profissional". Agora, quer fazer uma faculdade.
João Pessoa, 5 – Apenas 15 dias após ter concluído o curso de marceneiro pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), Edvaldo de Araújo de Almeida, 27 anos, conseguiu um emprego numa nova empresa de engenharia que chegou ao município de Alhandra (PB), a 42 quilômetros de João Pessoa. Edvaldo e outras 600 pessoas receberam nessa terça-feira (4), na capital paraibana, os diplomas de conclusão dos cursos do programa.

Leia também:
João Pessoa ganha primeira unidade do país para apoio diário a pessoas com deficiência
Integração de políticas é o desafio da superação da extrema pobreza

A cerimônia contou com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. O agora marceneiro conta que a nova fábrica deu prioridade à contratação de quem tivesse o curso. E, em tão pouco tempo, Edvaldo já vê as melhorias. “Mudou minha vida financeira, profissional. Agora quero fazer uma faculdade.” Falta decidir o curso, mas ele garante que será em breve.

O Pronatec Brasil Sem Miséria qualifica e permite a inclusão produtiva da população em extrema pobreza. De acordo com Tereza Campello, hoje faltam profissionais de nível técnico no país. Por isso, além de aumentar a escolaridade das pessoas mais pobres e permitir sua inclusão no mercado de trabalho, o programa contribui para suprir essa demanda.

“Oferecemos cursos da melhor qualidade, certificados pelo Sistema S e por institutos federais e estaduais. E esses certificados são uma prova que vencemos e que podemos construir um Brasil com inclusão”, disse a ministra.

Ao todo, a Paraíba tem 7.973 alunos matriculados, distribuídos em 17 municípios. A maioria das vagas é ocupada por mulheres, com 63% de participação. João Pessoa e Campina Grande concentram o maior número de estudantes. No estado são oferecidos 98 cursos, sendo os mais procurados os de auxiliar administrativo, costureiro industrial do vestuário e auxiliar de confeitaria.

Em todo o país, são mais de 250 mil alunos inscritos em 356 cursos oferecidos. A Região Nordeste concentra o maior número de beneficiários de programas sociais se capacitando, com mais de 100 mil alunos.

Ascom/MDS
(61) 3433-1021

www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário