Associação de artesãos é organizada no Municipio de Potengi
"A organização dos Artesãos possibilitará a entrada de recursos para o fortalecimento e crescimento do setor, inclusive aumentar a renda familiar, realizar exposições de produtos e comercializar para todo o estado cearense" disse o presidente da Federação Edson Veriato.
Logo após os esclarecimentos sobre a objetividade da reunião, foi realizado eleição para formação da diretoria ficando constituída da seguinte forma, Presidente; Rejane Sudário; Vice Presidente; Eudes Alves; 1º Secretário; Cristiane Sergio; 2º Secretário; Soelma; 1° Tesoureiro; Rosângela Batista; 2º Tesoureiro; Antonio Alves; Conselho Fiscal; Titular; Maria Francisca da Silva; Suplente; Genival Ferreira; Titular; Luiz Carlos; Suplente; José Roberto; logo em seguida todos foram empossados para seus respectivos cargos.
Na oportunidade foi entregue aos Ferreiros de Potengi as carteirinhas de Artesão e já agendado com o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart), a próxima reunião para o dia 15 de Maio do corrente ano que acontecerá no Centro Municipal de Arte e Cultura-Cemac as 9:00hs da manhã.
Região reúne cerca de 5 mil artesãos
O Cariri conta com mais de 5 mil artesãos cadastrados no Ceart. Os trabalhos envolvem diversificadas tipologias. Entidades como o Centro de Cultura Mestre Noza e Artesãos da Mãe das Dores têm centenas de profissionais cadastrados. O barro, a palha e a madeira são os principais artigos produzidos pelos integrantes dessas entidades. No caso da palha, destacam-se as 'mulheres da palha', do Horto, em Juazeiro do Norte, com a maior produção do artesanato local. A fibra do sisal é usada pelos artesãos da cidade de Caririaçu, onde o cultivo da matéria-prima. Em Nova Olinda o artesanato em pedra Cariri. A estimativa inicial é que mais de 8 mil produtos da região estejam expostos nos locais onde vão se realizar os jogos da Copa, principalmente divulgando artesanato local.
Da Redação por Edson Veriato
Post a Comment